
Descubra a Catalunha
Cultura
A Catalunha possui uma cultura tradicional muito rica e diversa. Vamos mostrar aqui alguns exemplos.
Os famosos castellers, são grupos de diversas idades e tipos físicos, homens, mulheres e crianças que se unem utilizando técnicas e muitos ensaios, para formarem castelos humanos, com diversas alturas e formações, que emocionam e surpreendem a todos que assistem suas apresentações e competições.
Dentre as diversas danças típicas e folclóricas que ainda se podem ver hoje em dia na Catalunha, a sardana é a mais tradicional. Geralmente é apresentada em dias festivos e em locais abertos, onde pessoas de todas as idades podem participar dando-se as mãos formando uma grande roda com os braços erguidos, seguindo os passos ao som da música vibrante da Cobla, pequena orquestra formada geralmente por 11 ou 12 instrumentos onde se destacam os de sopro com som bem agudo, como o flabiol e a tenora.
Em muitos locais na Catalunha, nos dias de festa de um bairro ou de uma cidade, um dos atrativos imperdíveis são os desfiles de “gegants i cap grossos”, bonecos gigantes ou com cabeças enormes, que representam personagens históricos, figuras folclóricas e mitológicas, que saem dançando pelas principais ruas e praças, ao ritmo de músicas e canções tradicionais.




As festas típicas e tradicionais acontecem durante o ano todo espalhadas por todas as regiões da Catalunha. No dia 23 de abril comemora-se o dia de Sant Jordi, padroeiro dos catalães. Neste dia, a tradição é presentear a quem se ama com um livro e receber em troca uma rosa como forma de afeto. Em Barcelona e em muitas outras cidades, colocam-se bancas de livros e flores nas ruas e praças. Na época do Natal, são instaladas diversas feirinhas ao ar livre onde podemos encontrar os tradicionais pinheirinhos e enfeiteis para montar a árvore e também uma grande diversidade de figuras de barro e casinhas de madeira e cortiça para montarmos o presépio, uma tradição que ainda se mantém. Encontramos também nessas feiras a figura do “caganer”, que representa um camponês agachado fazendo suas necessidades e que se coloca sempre num lugar escondido no presépio. Segundo uma antiga tradição com as suas fezes o caganer fertiliza a terra, simbolizando prosperidade e boa sorte para o novo ano. Há alguns anos começaram a aparecer também caganers representando personagens famosos, políticos, artistas , jogadores de futebol, etc. Nessa época aparece também o “tió”, pedaço de tronco vestido com um cobertor e com a “barretina”, gorro típico catalão utilizado antigamente pelos camponeses. No dia de Natal, as crianças batem com um pau no “tió” cantando uma canção, para receberem doces e presentes.




Há ainda festas locais, em bairros e povoados. Nos Pirineus, na cidade de Bagà, por exemplo, ocorre a Festa do Arroz, onde fazem uma grande paella para mais de mil pessoas. Em Berga, ocorrem as festas de “faias”, que resultam em grandes fogueiras, e o “correfoc dels diables”, um verdadeiro festival de pirotecnia.




