
Descubra a Catalunha
Gastronomia Catalã
Conheça os principais pratos da Catalunha e saiba onde saborear estas iguarias!
Um dos mais conhecidos é a famosa Paella, que possui diversas versões dentre elas a tradicional catalana que leva carne de porco, frango e frutos do mar. Para quem prefere só frutos do mar a pedida é a “Paella Marinera”.
Existem diversos restaurantes em Barcelona e em muitas outras cidades turísticas da Catalunha onde é possível saborear uma paella acompanhada de um bom vinho ou a famosa Sangria, bebida típica feita à base de vinho, rodelas de laranja, conhaque e soda limonada.
Outro prato muito comum na Catalunha é o Pa amb tomàquet, servido como entrada (tapas) na grande maioria dos restaurantes, ele também é muito tradicional no dia a dia dos catalães, podendo ser feito como um "entrepà" (sanduíche) recheado com uma "truita de patates" (omelete de batatas), ou com os famosos embutidos catalães, como o “jamón" (presunto cru), botifarras e fuets (uma espécie de salame).
A entrada servida nos restaurantes é feita basicamente a partir de uma lasca de pão italiano, onde se esfrega o alho e depois o tomate, regando em seguida com azeite e uma pitada de sal.
Para quem aprecia aqui no Brasil uma boa feijoada, com certeza vai gostar de provar o prato típico catalão “mongetes amb botifarra”, que é feito com feijão branco cozido e botifarra catalana, uma espécie de linguiça cozida.
Existem muitas opções para quem quiser saborear um bom peixe, dentre elas o “bacallà amb sanfaina”, que é o bacalhau com molho à base de tomate, cebola e pimentões. O peixe “rap”, muito saboroso, é encontrado facilmente nos restaurantes.
A maioria dos menus dos restaurantes na Catalunha segue um padrão de servir além das “tapas” de entrada, “el primer plat”, “el segon plat” e “el postre”. O primeiro prato é a entrada que pode ser uma “ensalada”, salada de folhas e legumes, “bolets” que são os cogumelos, sopas, massas, frutos do mar, etc. O segundo prato pode ser uma carne, peixe, ou a própria paella, por exemplo.
As sobremesas,“postres”, são um capítulo a parte. Nos restaurantes costuma ser comum encontrar no cardápio a crema catalana, espécie de crème brûlée, e também o “mel i mató”, um queijo típico catalão regado com mel.
A confeitaria catalã é uma das melhores do mundo, existem muitos tipos de “pastís”, doces deliciosos que podem ser degustados nas diversas “pastisserias”, docerias que existem na Catalunha. Para acompanhar um bom “pastís”, no inverno uma boa pedida é o “xocolata espesso”, chocolate derretido que pode ser saboreado com uma “ensaimada”, ou com churros, por exemplo.
A enogastronomia catalã é muito conhecida no mundo inteiro. Suas principais vinícolas ficam nas regiões do Penedès e do Priorat onde são produzidos excelentes vinhos e cavas como o Codorniu e o Freixenet.
Onde comer? Veja abaixo alguns endereços de restaurantes que selecionamos:
Barcelona
Restaurante La Fonda: Carrer dels Escudellers, 10 - Bairro Gótic, próximo a Rambla dels Caputxins - metrô Liceu
Restaurante e Café Els Quatre Gats: Carrer de Montsió, 3, Bairro Gótic - metrô Plaça Catalunya http://www.4gats.com/
Restaurante Can Culleretes: Carrer d'en Quintana, 5 - Bairro Gótic - metrô Liceu
Restaurante 7 Portes: Passeig Isabel II, 14 - metrô Barceloneta
Restaurante Los Caracoles: Carrer dels Escudellers, 14 - Bairro Gótic, próximo a Rambla dels Caputxins - metrô Liceu
Tarragona
Restaurante La Cuineta: Carrer Nou del Patriarca, 2 bis -Casc Antic Tarragona
Restaurante El Galliner de L´Antiquari: Carrer Santa Anna, 3 – Casc Antic Tarragona
Restaurante El Llagut: Carrer de Natzaret, 10 – Casc Antic Tarragona
Costa Brava
Restaurante Can Gelpi: Carrer Les Voltes 11, 17210 Calella de Palafrugell
Restaurante El Balcó de Calella: Hotel Sant Roc, Pl. Atlantic, 2, 17210 Calella de Palafrugell
Bar Canyers: Carrer Dels Canyers 24, Calella de Palafrugell







