
Descubra a Catalunha
Montanhas
Conheça as regiões montanhosas da Catalunha e admire suas lindas paisagens!
Priorat
A Cartoixa d´Ecaladei, vinhos e cavas, estabelecimentos encantadores, rotas da montanha, passeios por povoados do Priorat, tudo isso forma um conjunto de atividades muito interessantes que fazem com que uma vez que você tenha visitado, terá vontade de voltar! Situada num vale, próxima a Serra de Montsant e da Morera de Montsant, a Cartoixa d´Escaladei foi fundada em 1163 e o primeiro claustro da Península Ibérica, senhorio feudal de todo o Priorat. Durante o século XVIII viveu uma época de influência e prestígio em que desenvolveu uma importante escola de pintura barroca. Durante o século XIX foi sitiada e convertida em um monte de ruínas. A Morera de Montsant é o ponto de partida de muitas das excursões mais emblemáticas na Serra de Montsant através de seus diversos acessos, chamados graus, como o grau de Carrasclet. A Cava de Cellers Scala Dei do século XVII fica nas antigas dependências dos cartuxos. Seus proprietários são os pioneiros do engarrafamento de vinho do Priorat. A cava de crianza se encontra no emblemático edifício onde vivia o procurador da Clausura.
Penedès
Região das vinícolas mais famosas do mundo, entre elas as dos cavas Codorniu e Freixenet, também abriga a montanha mágica de Montserrat, a mais emblemática da Catalunha. Subindo com o bondinho ou trem cremalheira, você terá vistas espetaculares de um cenário deslumbrante e único em toda a Europa. Quando estiver no alto da montanha, poderá visitar o Mosteiro Beneditino e Basílica onde poderá tocar a estátua da Virgem de Montserrat, conhecida popularmente como La Moreneta, padroeira da Catalunha. Tudo isso acompanhado das mágicas vozes dos pequenos cantores da Escolania de Montserrat, conhecidos internacionalmente. Um passeio inesquecível !
Pirineus
A estação de montanha Vall de Núria, possui uma riqueza natural e paisagística única, está localizada no pirineu oriental. O trem cremalheira proporciona um passeio muito agradável percorrendo 12,5 km e subindo a mais de 1.000 metros que permite ver um entorno incomparável onde as águas do rio Núria encontram-se com o vale de Freser, rio que em Ripoll se une ao Ter. Há muitas atividades para os turistas, durante todo o ano para todas as idades e principalmente para quem gosta de natureza, ecoturismo, aventura, bem-estar e cultura. Dentre elas, caminhada familiar, oficinas didáticas, parque de animais, patinação no gelo, cavernas turísticas, visita a fazendas com degustação, teleférico, passeio de barco, snowboard, ski, banhos termais, passeio de pônei e muito mais.
O Parque Nacional Aigüestortes i Estany de Sant Maurici é perfeito para quem gosta de fazer caminhadas. Além de ser muito bonito, com sua natureza exuberante, é cheio de lendas; como a história dos pequenos homens dos Pirineus nos picos Encantats, onde dois caçadores foram transformados em pedra por terem desafiado os deuses. Mesmo o trajeto mais desafiante, o Carros de foc (carros de fogo) parece ser tirado de um livro de fábulas. Conta-se que os guardas percorriam os seus 9 refúgios, (uma distância de 9 km) num único dia, daí o nome Carros de fogo.
Mas para quem preferir uma caminhada mais leve para desfrutar do parque, há um trajeto relativamente pequeno do lago Sant Maurici até ao lago Ratera, ainda coberto com alguma neve em maio, que apresenta umas das vistas mais inspiradoras que podemos ver nos Pirineus.



